CRISTIANISMO



Doutrina Cristã

De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.
A principal idéia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.

O Messias ( Salvador )

Em suas peregrinações, começa a realizar milagres e reúne discípulos e apóstolos por onde passa. Perseguido e preso pelos soldados romanos, foi condenado a morte por não reconhecer a autoridade divina do imperador. Aos 33 anos, morreu na cruz e foi sepultado. Ressuscitou no terceiro dia e apareceu aos discípulos dando a eles a missão de continuar os ensinamentos.

A Bíblia
O livro sagrado dos cristãos pode ser dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A primeira parte conta a criação do mundo, a história, as tradições judaicas, as leis, a vida dos profetas e a vinda do Messias. No Novo Testamento, escrito após a morte de Jesus, fala sobre a vida do Messias, principalmente.

Principais festas religiosas

Natal : celebra o nascimento de Jesus Cristo (comemorado todo 25 de dezembro).
Páscoa : celebra a ressurreição de Cristo.
Pentecostes : celebra os 50 dias após a Páscoa e recorda a descida e a unção do Espírito Santo aos apóstolos.

ISLAMISMO


ALCORÃO

O livro sagrado é chamado de Alcorão, ou Corão. Nele está o que Deus revelou a Maomé através do anjo Gabriel. O profeta Maomé, nascido em 570 a.C, não sabia ler e escrever, mas guardava na memória as palavras e ensinamentos que ele passou aos seus discípulos.
Foram eles que escreveram o Alcorão na língua árabe.

ALIMENTOS

Para os muçulmanos, como também para outras religiões, alguns alimentos são proibidos, como, por exemplo, a carne de porco. Outros alimentos são permitidos, mas devem ser preparados de modo correto, ou seja, os animais devem ser mortos e preparados segundo as regras do Alcorão.

MECA

Todo muçulmano que tem possibilidade física e material deve fazer uma peregrinação à Meca, cidade santa da religião, pelo menos uma vez na vida. Nesta cidade, os peregrinos dão sete voltas em torno a Càaba, edifício sagrado em forma cúbica.

Nos últimos tempos, Meca acolhe, a cada ano, mais de 2 milhões de peregrinos. Os homens usam uma túnica simples de algodão branco, chamada Ihram, e muitos cobrem a cabeça. As mulheres também usam roupas simples e todas devem cobrir a cabeça.

SIMBOLOGIA

Os muçulmanos são caracterizados por usar trajes longos e amplos. Nos cultos que são realizados todos os dias, são usados vários símbolos:

• Bússola: indica a direção de Meca.
• Colar de Pérolas: ajuda a lembrar os 99 nomes de Deus.
• Tapete: onde se ajoelham para a oração.
• Calota e véu: para cobrir a cabeça em sinal de respeito para com Deus.

Antes das orações se purificam e lavam, durante uma cerimônia especial chamada wudu. É para este fim que cada mesquita dispõe de uma banheira.

Este rito segue uma ordem estabelecida: lavam primeiro as mãos e o rosto, depois os braços, a cabeça e as orelhas e, enfim, os pés.

ZAKKAT

De acordo com as possibilidades, devem dar um mínimo em dinheiro para as ajudas sociais. A oferta pode ser de uma simples ajuda aos necessitados, ou até mesmo doações importantes que permitam, por exemplo, a construção de hospitais ou escolas. O Zakkat (oferta) é uma das cinco obrigações conhecidas como Os cinco Pilares do Islã: Profissão de fé; Oração; Jejum do Ramadan; Esmola e Peregrinação à Meca.

MESQUITAS

As mesquitas são artisticamente decoradas, mas sem representação de seres viventes, porque Maomé temia que as pessoas os adorassem em lugar de Deus. Nas Mesquitas não se tem cadeiras ou bancos, há um grande espaço vazio onde os homens ficam sentados ou em pé, lado a lado. As mulheres ficam atrás. Um orifício na parede, o Mirhab, indica a direção de Meca. Na Sexta-feira, o Imam, aquele que dirige a oração, pronuncia o sermão do alto de uma cátedra chamada Minbar.

CONVITE À ORAÇÃO

Os muçulmanos rezam cinco vezes ao dia: antes do sol nascer, ao meio dia, à tarde, ao anoitecer e à noite. O convite à oração é feito pelo Muezzin do alto do minareto, a torre da Mesquita, o nosso lugar de culto. Às sextas-feiras, todos os muçulmanos vão às mesquitas para a oração da tarde.

Embora tenham a Mesquita, podem rezar a Deus em qualquer lugar. A oração é a parte mais importante do culto. Se colocam na direção da Càaba, em Meca, escolhendo um lugar limpo ou usando um tapetinho para a oração. Quando rezam, se inclinam, se ajoelham e se prostram.

RAMADAN

Durante o mês do Ramadan, o 9.º do calendário lunar, os muçulmanos devem jejuar desde a manhã até a noite, e isto inclui até a água. Os adultos fazem uma refeição antes do nascer do sol e não comem mais nada até o sol se por. O jejum torna todos iguais, ricos e pobres. Este mês é também um tempo propício para o perdão e a reconciliação.

ETAPAS DA VIDA

A criança é integrada na religião desde o nascimento e, quando cresce, lhe são ensinadas as vias através das quais o islã a guiará na vida. A família é muito importante, mas se sentem também parte da grande família dos fiéis de todo o mundo. Sendo que o nascimento é considerado dom de Deus, a criança é integrada na religião o mais breve possível. A escolha do nome acontece quando a criança tem aproximadamente 7 dias. Conforme a religião, tornam-se adultos aos treze anos.

Na mesquita e na escola são ensinadas muitas coisas, mas o local da educação é principalmente a casa, onde as crianças devem respeitar os anciãos e honrar os pais. O casamento é muito alegre e colorido. Muitas vezes é o pai quem escolhe o marido para a própria filha, mas o Alcorão fala que a moça não deve ser obrigada a casar com quem não deseja. Depois da morte, o cadáver, lavado e envolto em panos brancos, é levado para o enterro o mais rápido possível. Não acreditam que um dia todos os mortos irão ressuscitar, mas que, depois de comparecerem diante de Deus, só irão para o paraíso aqueles que viveram fazendo o bem.

O TAOÍSMO


TAOÍSMO

Religião de origem chinesa, se baseia em centenas de textos sagrados. Ela começou há mais de 2.700 anos, como uma espécie de filosofia mística que destacava a importância de as pessoas serem naturais e espontâneas. Mas, com o passar do tempo, se desenvolveu até tornarse uma religião popular. O fundador do Taoísmo, o senhor Lao-Tsé, foi quem escreveu o livro sagrado Tao-Teh-King, que significa o “livro da razão e da virtude”.

Este livro, que consideram como o mais importante, tem apenas 25 páginas, pequeno mas muito difícil de se entender, em razão disso, foram escritos vários outros livros para explicá-lo, formando assim uma grande biblioteca de ensinamentos.


TAO

“Tao” é uma antiga palavra chinesa que significa “caminho”. Os seguidores do Taoísmo acreditam que durante a vida, pode-se seguir vários caminhos. O Tao ensina que a força natural liga todas as coisas no mundo.


VIDA

Os taoístas, procuram conduzir uma vida correta e não machucar ninguém. Curam os doentes e dão de comer aos famintos. Aqui no Brasil, a comunidade taoísta presta atendimento a entidades carentes. Grande é o respeito que se tem pelos idosos. Eles são os sábios que ensinam a viver de maneira justa e correta. Os idosos ensinam a honrar os deuses e espíritos. Os Taoístas se preocupam em cuidar da natureza e da beleza do mundo. Fazem o possível para viverem em harmonia consigo mesmo, com o outro e com a natureza.

YIN E YANG

O Yin e o Yang, simbolizados pelo diagrama circular, manifestam a harmonia que precisa ser conquistado. O que muitas pessoas sabem deste símbolo é que o Yin representa o feminino e o Yang representa o masculino.
Mas seu sentido e muito mais amplo. Ele simboliza a busca da harmonia diante do bem e do mal, da vida e da morte, do barulho e do silêncio...

CULTO E SACERDOTES

Na China existem cinco montanhas que são consagradas ao Taoísmo. Os sacerdotes e monges vivem em mosteiros situados nas redondezas daquelas montanhas, procurando alcançar a harmonia através da meditação.
Nas cidades também existem templos taoístas. Alguns sacerdotes são vegetarianos. Outros não cortam os cabelos. Muitos deles são casados, vão ao templo para os ofícios e depois voltam para as suas casas.

TAI-QI

O Tai-Qi é conhecido como um exercício de respiração, e além disso o Tai é a força que existe em cada ser humano e em todas as coisas, enquanto que o Qi é a energia do universo. Quando praticam o Tai-Qi unem-se as forças internas e a energia do universo para fazer uma coisa só e, assim, conseguir o equilíbrio.

FESTAS E CELEBRAÇÕES

As festas tradicionais consistem numa mistura de todas as grandes religiões do oriente:

O Budismo, o Taoísmo e o Confucionismo. Nestas celebrações são realizadas grandes procissões, sobretudo em fevereiro, quando se celebra o ano novo. Imagens de papel do deus da cozinha são erguidas e sobre as portas, são colocados cartões que trazem fortuna. No outono, com milhares de lanternas, celebram a festa dedicada a deusa Sheng O. Muito popular é a festa do Barco Dragão. Nesta ocasião são organizadas corridas de barco.

Seguidores