O TAOÍSMO


TAOÍSMO

Religião de origem chinesa, se baseia em centenas de textos sagrados. Ela começou há mais de 2.700 anos, como uma espécie de filosofia mística que destacava a importância de as pessoas serem naturais e espontâneas. Mas, com o passar do tempo, se desenvolveu até tornarse uma religião popular. O fundador do Taoísmo, o senhor Lao-Tsé, foi quem escreveu o livro sagrado Tao-Teh-King, que significa o “livro da razão e da virtude”.

Este livro, que consideram como o mais importante, tem apenas 25 páginas, pequeno mas muito difícil de se entender, em razão disso, foram escritos vários outros livros para explicá-lo, formando assim uma grande biblioteca de ensinamentos.


TAO

“Tao” é uma antiga palavra chinesa que significa “caminho”. Os seguidores do Taoísmo acreditam que durante a vida, pode-se seguir vários caminhos. O Tao ensina que a força natural liga todas as coisas no mundo.


VIDA

Os taoístas, procuram conduzir uma vida correta e não machucar ninguém. Curam os doentes e dão de comer aos famintos. Aqui no Brasil, a comunidade taoísta presta atendimento a entidades carentes. Grande é o respeito que se tem pelos idosos. Eles são os sábios que ensinam a viver de maneira justa e correta. Os idosos ensinam a honrar os deuses e espíritos. Os Taoístas se preocupam em cuidar da natureza e da beleza do mundo. Fazem o possível para viverem em harmonia consigo mesmo, com o outro e com a natureza.

YIN E YANG

O Yin e o Yang, simbolizados pelo diagrama circular, manifestam a harmonia que precisa ser conquistado. O que muitas pessoas sabem deste símbolo é que o Yin representa o feminino e o Yang representa o masculino.
Mas seu sentido e muito mais amplo. Ele simboliza a busca da harmonia diante do bem e do mal, da vida e da morte, do barulho e do silêncio...

CULTO E SACERDOTES

Na China existem cinco montanhas que são consagradas ao Taoísmo. Os sacerdotes e monges vivem em mosteiros situados nas redondezas daquelas montanhas, procurando alcançar a harmonia através da meditação.
Nas cidades também existem templos taoístas. Alguns sacerdotes são vegetarianos. Outros não cortam os cabelos. Muitos deles são casados, vão ao templo para os ofícios e depois voltam para as suas casas.

TAI-QI

O Tai-Qi é conhecido como um exercício de respiração, e além disso o Tai é a força que existe em cada ser humano e em todas as coisas, enquanto que o Qi é a energia do universo. Quando praticam o Tai-Qi unem-se as forças internas e a energia do universo para fazer uma coisa só e, assim, conseguir o equilíbrio.

FESTAS E CELEBRAÇÕES

As festas tradicionais consistem numa mistura de todas as grandes religiões do oriente:

O Budismo, o Taoísmo e o Confucionismo. Nestas celebrações são realizadas grandes procissões, sobretudo em fevereiro, quando se celebra o ano novo. Imagens de papel do deus da cozinha são erguidas e sobre as portas, são colocados cartões que trazem fortuna. No outono, com milhares de lanternas, celebram a festa dedicada a deusa Sheng O. Muito popular é a festa do Barco Dragão. Nesta ocasião são organizadas corridas de barco.

5 comentários:

Seguidores