ISLAMISMO


ALCORÃO

O livro sagrado é chamado de Alcorão, ou Corão. Nele está o que Deus revelou a Maomé através do anjo Gabriel. O profeta Maomé, nascido em 570 a.C, não sabia ler e escrever, mas guardava na memória as palavras e ensinamentos que ele passou aos seus discípulos.
Foram eles que escreveram o Alcorão na língua árabe.

ALIMENTOS

Para os muçulmanos, como também para outras religiões, alguns alimentos são proibidos, como, por exemplo, a carne de porco. Outros alimentos são permitidos, mas devem ser preparados de modo correto, ou seja, os animais devem ser mortos e preparados segundo as regras do Alcorão.

MECA

Todo muçulmano que tem possibilidade física e material deve fazer uma peregrinação à Meca, cidade santa da religião, pelo menos uma vez na vida. Nesta cidade, os peregrinos dão sete voltas em torno a Càaba, edifício sagrado em forma cúbica.

Nos últimos tempos, Meca acolhe, a cada ano, mais de 2 milhões de peregrinos. Os homens usam uma túnica simples de algodão branco, chamada Ihram, e muitos cobrem a cabeça. As mulheres também usam roupas simples e todas devem cobrir a cabeça.

SIMBOLOGIA

Os muçulmanos são caracterizados por usar trajes longos e amplos. Nos cultos que são realizados todos os dias, são usados vários símbolos:

• Bússola: indica a direção de Meca.
• Colar de Pérolas: ajuda a lembrar os 99 nomes de Deus.
• Tapete: onde se ajoelham para a oração.
• Calota e véu: para cobrir a cabeça em sinal de respeito para com Deus.

Antes das orações se purificam e lavam, durante uma cerimônia especial chamada wudu. É para este fim que cada mesquita dispõe de uma banheira.

Este rito segue uma ordem estabelecida: lavam primeiro as mãos e o rosto, depois os braços, a cabeça e as orelhas e, enfim, os pés.

ZAKKAT

De acordo com as possibilidades, devem dar um mínimo em dinheiro para as ajudas sociais. A oferta pode ser de uma simples ajuda aos necessitados, ou até mesmo doações importantes que permitam, por exemplo, a construção de hospitais ou escolas. O Zakkat (oferta) é uma das cinco obrigações conhecidas como Os cinco Pilares do Islã: Profissão de fé; Oração; Jejum do Ramadan; Esmola e Peregrinação à Meca.

MESQUITAS

As mesquitas são artisticamente decoradas, mas sem representação de seres viventes, porque Maomé temia que as pessoas os adorassem em lugar de Deus. Nas Mesquitas não se tem cadeiras ou bancos, há um grande espaço vazio onde os homens ficam sentados ou em pé, lado a lado. As mulheres ficam atrás. Um orifício na parede, o Mirhab, indica a direção de Meca. Na Sexta-feira, o Imam, aquele que dirige a oração, pronuncia o sermão do alto de uma cátedra chamada Minbar.

CONVITE À ORAÇÃO

Os muçulmanos rezam cinco vezes ao dia: antes do sol nascer, ao meio dia, à tarde, ao anoitecer e à noite. O convite à oração é feito pelo Muezzin do alto do minareto, a torre da Mesquita, o nosso lugar de culto. Às sextas-feiras, todos os muçulmanos vão às mesquitas para a oração da tarde.

Embora tenham a Mesquita, podem rezar a Deus em qualquer lugar. A oração é a parte mais importante do culto. Se colocam na direção da Càaba, em Meca, escolhendo um lugar limpo ou usando um tapetinho para a oração. Quando rezam, se inclinam, se ajoelham e se prostram.

RAMADAN

Durante o mês do Ramadan, o 9.º do calendário lunar, os muçulmanos devem jejuar desde a manhã até a noite, e isto inclui até a água. Os adultos fazem uma refeição antes do nascer do sol e não comem mais nada até o sol se por. O jejum torna todos iguais, ricos e pobres. Este mês é também um tempo propício para o perdão e a reconciliação.

ETAPAS DA VIDA

A criança é integrada na religião desde o nascimento e, quando cresce, lhe são ensinadas as vias através das quais o islã a guiará na vida. A família é muito importante, mas se sentem também parte da grande família dos fiéis de todo o mundo. Sendo que o nascimento é considerado dom de Deus, a criança é integrada na religião o mais breve possível. A escolha do nome acontece quando a criança tem aproximadamente 7 dias. Conforme a religião, tornam-se adultos aos treze anos.

Na mesquita e na escola são ensinadas muitas coisas, mas o local da educação é principalmente a casa, onde as crianças devem respeitar os anciãos e honrar os pais. O casamento é muito alegre e colorido. Muitas vezes é o pai quem escolhe o marido para a própria filha, mas o Alcorão fala que a moça não deve ser obrigada a casar com quem não deseja. Depois da morte, o cadáver, lavado e envolto em panos brancos, é levado para o enterro o mais rápido possível. Não acreditam que um dia todos os mortos irão ressuscitar, mas que, depois de comparecerem diante de Deus, só irão para o paraíso aqueles que viveram fazendo o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores