O BUDISMO

O NIRVANA
A palavra Nirvana significa o cessar do sofrimento: a etapa final da via budista. Tendo posto fim ao ciclo nascimento/morte/reencarnação, o fiel budista adquiriu todas as qualidades que lhe permitem entrar no Nirvana, aquilo que os cristãos, chamam de Paraíso. Para os budistas, a morte não é o fim da existência, mas uma etapa. Cada pessoa pode passar por muitas vidas e muitas mortes.
A HISTÓRIA DE BUDA

Siddhartha Gautama (Buda) viveu cerca de 2500 anos atrás. Sendo filho de um rei muito rico, ele passou sua juventude sem muitas preocupações.
Aos vinte anos, já casado e com um filhinho, Siddhartha deixou tudo e todos e foi à procura das respostas para o sofrimento que há no mundo. Não parece uma loucura? No entanto, ele estava movido por um desejo muito forte de ajudar as pessoas.
Após alguns anos de ascese (exercícios espirituais que tornam uma pessoa mais virtuosa), ele teve uma iluminação que lhe revelou o conhecimento que ele precisava. A partir disso, por quarenta anos, foi ensinando sua doutrina.
As quatro realidades da vida de uma pessoa, que Siddhartha Gautama descobriu em sua procura, são: a doença, a velhice, a morte e a busca espiritual.

A MEDITAÇÃO

Para os budistas, a meditação é fundamental para alcançar a felicidade no nirvana. Mas, não basta ficar dez minutinhos de olhos fechados, é necessário uma grande meditação que exige anos de treinamento, um esforço que dura a vida inteira.

Há técnicas que ajudam nisso, tais como uma postura correta, concentração numa idéia ou num objeto e recitar palavras sagradas. Alguns budistas olham fixamente o Thanka, uma pintura religiosa circundada de seda.

Existem outros objetos que ajudam na meditação, tais como: a estátua de Buda, um recipiente com água, incenso queimando e emanando seu perfume agradável. Nos templos há uma sala reservada à meditação dos fiéis, mas há também centros dedicados à meditação.


A ORAÇÃO


Muitos budistas não rezam, porque não existe um deus ao qual dirigir-se. Buda não se considerou um deus, portanto não o adoram, mas o respeitam e procuram seguir sua doutrina.

No Tibet existem moinhos e bandeiras feitos de orações, que tremulam ao vento difundindo no mundo as orações que ali estão escritas.

A maior oração é dedicar atenção especial a todos os seres vivos, homens e animais, e tratá-los com respeito.

O MONGE

Em alguns países budistas, garotos e garotas podem viver a vida de monge por um breve período num monastério sem, no entanto, pronunciar votos permanentes.

Durante a cerimônia de consagração, a cabeça dos garotos e garotas serão raspadas e recebem a roupa de monge, geralmente de cor alaranjada.

Os pais ficam orgulhosos e tratarão os filhos com muito respeito. Contudo, quando deixam o monastério, podem retornar à vida normal, casar e, na velhice, reunir-se a Sangha, comunidade monástica.

Seguidores