HINDUÍSMO



TEXTOS SAGRADOS
Os livros sagrados contêm um grande número de histórias, cantos e orações. Os seguidores do Hinduísmo devem honrar os seus deuses e deusas e levar uma vida sadia, cheia de virtudes. Os livros sagrados afirmam que uma encarnação em uma nova vida será possivel dependendo do comportamento de cada um: isso se chama reencarnação. Os textos mais lidos por serem considerados os principais são: Vedas; Mahabarata; Bhagavad Gita; Ramayana e Purunas. No Hinduísmo há textos muito antigos, pois foram escritos a mais ou menos 3.500 anos antes de Jesus nascer.


2 de fevereiro dia de festa no mar.


É o dia em que todos vão deixar os seus presentes nos balaios organizados pelos pescadores do bairro do Rio Vermelho junto com muitas mães de santo de terreiros de Salvador, ao lado da Casa do Peso, dentro da qual há um peji de Yemanjá e uma pequena fonte. Na frente da casa, uma escultura de sereia representando a Mãe d´Água baiana, Yemanjá. Desde cedo formam-se filas para entregar presentes, flores, dinheiro e cartinhas com pedidos, para serem levados à tarde nos balaios que serão jogados em alto mar.
É uma grande festa religiosa baiana, que teve origem no candomblé.
Às 4 da tarde é que saem os barcos que levam os balaios cheios de oferendas a serem lançados em alto mar. Quando as embarcações voltam para a terra os acompanhantes não olham para trás, que faz mal. Diz a lenda, que os presentes que Yemanjá aceita ficam com ela no fundo do mar, e os que ela não aceita são devolvidos à praia pela maré, à noite e no dia seguinte, para delícia dos meninos, que vão catar nas praias os presentes não recebidos por ela.

Seguidores